Buyer Persona: como criar e ter sucesso no seu negócio: é preciso perceber e desenhar um buyer persona, aquilo a que chamamos o protótipo de pessoa que irá comprar o que estamos a oferecer ao público.

É importante perceber que a buyer persona é diferente do público-alvo, pois define quais os momentos em que poderá ter contacto com a marca em questão, os desejos, hobbies, interesses, faixa salarial e desafios.  

Tal acresce de importância, pois ao saber estes detalhes, será mais fácil criar conteúdo direcional, solucionar problemas do seu público e saber o momento certo para cada ativação de marketing com o objetivo de alcançar mais vendas. 

A criação desta “personagem” terá de incluir certos pontos fulcrais, nomeadamente, dados demográficos, necessidades, motivações, objetivos, desafios e comportamentos, sendo que estes serão retirados a partir de uma análise a clientes reais, clientes de concorrentes, assim como a outros estudos com o mesmo objetivo.

Como criar o seu buyer persona? 

Para criar o buyer persona da sua empresa é necessário fazer uma boa pesquisa de marketing e usar todos os dados e o histórico do seu CRM, pois será necessário, como referido acima, conhecer os hábitos, comportamentos de consumo, desejos, necessidades, dificuldades e problemas comuns dessa pessoa fictícia. 

Deixamos-lhe aqui algumas perguntas para criar a sua personagem: 

  • Nome, idade, género do meu potencial cliente? . Onde trabalha? 
  • Grau académico? Em que área? 
  • Por que se interessa? 
  • Porque é que tem interesse na minha marca/produto? 
  • Quais são os seus hobbies? 
  • Qual o tipo de conteúdo que consome e em que plataformas? 
  • Qual o salário mensal? 
  • Quais os seus desafios diários? E que desafios posso ajudar a superar? 
  • Quais as expetativas em relação a produtos como o meu?  

Entendendo a criação Buyer persona

O exemplo mais comum dentro desse universo é a buyer persona. Como o próprio nome indica, um perfil semi fictício que representa o seu comprador ideal. Ou seja, o comportamento, as demandas, os desafios e objetivos do consumidor final do seu negócio.

A partir dessa criação, é possível direcionar os seus esforços para gerar um impacto positivo no cliente em potencial e aumentar as suas chances de venda.

Seja para entender quais são as preferências em relação aos métodos de pagamento, seja para identificar como as suas soluções podem resolver os problemas desse cliente.

Ao entender o comportamento de compra esse consumidor, é mais fácil planejar uma estratégia eficiente e conseguir os resultados esperados.

Definir uma buyer persona será uma vantagem estratégica para qualquer área de negócio pois, conseguir perceber com quem pretende falar, onde estes se encontram (online e offline) e quais os seus interesses, a comunicação tornar-se muito mais fluída e objetiva.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.